Ócio Criativo – O Trabalho Dignifica o Homem

A velha expressão: “O trabalho dignifica o homem”. Tem seu devido valor, não há sombra de dúvida, e nem mesmo o homem na sombra e água fresca poderia por em check tal ditado.

Oposto do ditado acima, trata-se o Ócio, e por que não criativo? Com certeza o que grandes pensadores da idade média defendiam com unhas e dentes, era o seu devido direito ao ócio. René Descartes nascido em 31 de março de 1596, na cidade de La Haye, uma pequena província da Holanda do Sul, foi um grande praticante do ócio criativo.

Ócio Criativo - O Trabalho Dignifica o Homem

Ócio Criativo – O Trabalho Dignifica o Homem

Conta a história que, Descartes não era chegado ao trabalho e habitualmente acordava tarde todos os dias. Contudo, tornou-se o pai do Cartesianismo e revolucionou o modo como pensamos, até os dias atuais.

Vale mencionar que até mesmo Sigmund Freud: o pai da psicanálise. Fez menção ao nosso merecido descanso popularmente conhecido como sono, e que justamente nesse momento tão aconchegante, lançamos mão de toda nossa criatividade escondida e literalmente aprendemos com ele.

“Vamos imaginar o melhor dos dois mundos: idealizadores e realizadores. Cada qual com seu devido lugar e valor. Transformar e inovar é a mola propulsora do desenvolvimento e da passagem dos tempos”.

Referências Bibliográficas: “Ócio Criativo” Domenico De Masi e “Descartes em 90 minutos”. Paul Strathern.

Anúncios

2 comentários sobre “Ócio Criativo – O Trabalho Dignifica o Homem

  1. Hey – great blog, just looking about some blogs, appears a pretty great platform you’re utilizing. I’m presently making use of WordPress for a few of my sites but looking to alter 1 of them around to a platform similar to yours as being a trial run. Anything in specific you’d recommend about it?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s